Moqueca Baiana, com farofa de dendê e pirão de peixe

Rende: 5 porções

Ingredientes
8 postas de cação
1/ 2 kg de tomate
3 cebolas grandes
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1/ 2 maço de coentro
1 vidro de leite de coco (200 ml)
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
1/ 3 xícara (chá) de azeite de dendê
Sal a gosto
Limão a gosto
Pimenta dedo-de-moça a gosto



Modo de Preparo

Moqueca
Corte em rodelas o tomate, a cebola, os pimentões e a pimenta. Reserve. Lave as postas de cação, tempere com limão, sal e reserve. Em uma panela de barro, coloque uma camada de tomate, cebola e pimentão, salpique sal e coentro e, em seguida, disponha uma camada de peixe. Repita o processo até usar seis postas de peixe. Termine com uma camada de tomates, cebolas e pimentões. Despeje o leite de coco, duas xícaras (chá) de azeite de dendê e deixe em fogo baixo por 20 minutos. Leve à mesa ainda fervendo.

Farofa de dendê
Em uma frigideira, coloque uma xícara (chá) de azeite de dendê, uma xícara (chá) de cebola ralada e deixe dourar. Acrescente uma xícara (chá) de farinha de mandioca, o sal e vá mexendo até ficar com uma cor alaranjada.

Pirão de peixe
Em outra panela, coloque duas postas de peixe e o que restar dos tomates, cebolas, coentro, pimenta e sal. Cozinhe por 40 minutos ou até que o peixe fique esfarelado. Abaixe o fogo e vá colocando, aos poucos, uma xícara (chá) de farinha de mandioca até dar a consistência de um pirão. Deixe cozinhar por mais três minutos.

Dica
Sirva com arroz branco.

Nenhum comentário: